
MENU
Ministério Multimídia
Projeto de Fé
Cultos inspiradores e cheios de tecnologia estão modificando as formas de transmitir a palavra de Deus. É por isso que o envolvimento das comunidades nas igrejas tem sido maior a cada dia.
Jovens que fazem parte do projeto nos seus templos sabem que uma igreja multimídia não apenas fortalece os laços entre as pessoas e a fé, mas também desvia muitas crianças e adolescentes do caminho das drogas e da prostituição.
Nossa Equipe
Isaac Gaia
Entre em contato (61) 99342-4220


Aula de Música
Aula de música Sábado às 9h
Com professor Geovane
Entre em contato (61) 99342-4220

MINISTÉRIO MULTIMÍDIA: PROJETO DE MÍDIA E FÉ
Cultos inspiradores e cheios de tecnologia estão modificando as formas de transmitir a palavra de Deus. É por isso que o envolvimento das comunidades nas igrejas tem sido maior a cada dia.
Jovens que fazem parte do projeto nos seus templos sabem que uma igreja multimídia não apenas fortalece os laços entre as pessoas e a fé, mas também desvia muitas crianças e adolescentes do caminho das drogas e da prostituição.
Esse artigo vai contar tudo sobre o projeto, como funciona, o que é equipe multimídia e como montar o ministério na igreja do seu bairro ou da sua comunidade. Vamos conferir?
COMO FUNCIONA O MINISTÉRIO MULTIMÍDIA?
Também conhecido como ministério da comunicação, o ministério multimídia utiliza as mais variadas mídias para proclamar a mensagem de Deus. Internet, televisão, rádio, revistas, jornais e DVDs podem ser utilizados como ferramenta para levar uma mensagem de esperança e fé nas comunidades.
Uma igreja com multimídia atua com transmissão via internet dos cultos e eventos especiais, gravação de DVDs e projeção de letras das músicas durante o louvor, além de outras informações nas telas instaladas dentro dos templos.
Microfones, caixas de som, equipamento de projeção, filmadoras e todo aparato para realizar as lives fazem parte de um universo tecnológico que foi se ampliando e modernizando, tudo para atender ao objetivo de adorar a Deus e alcançar mais vidas dentro das comunidades.
Cursos e palestras também são ferramentas usadas pelos ministérios nas igrejas multimídias, pois transmitir conhecimento e envolver positivamente os jovens faz parte da missão do projeto.
Para fornecer suporte de sonorização, computação, apresentação de imagens e vídeos nos cultos, além de organizar eventos, criar projetos e cuidar da comunicação da igreja, é que surgiu o ministério multimídia.
QUEM PODE PARTICIPAR DA EQUIPE MULTIMÍDIA?
Toda e qualquer pessoa apta e disposta a facilitar a comunicação e o engajamento da igreja nos cultos, por meio das mídias audiovisuais, pode participar como voluntário. Entender a função desse time devoto a Deus é importante para fazer parte dele.
Como já explicamos, a equipe multimídia é responsável por operar o som, iluminação, projeção e tudo o que envolva a divulgação das ações e palavras da igreja.
Além disso, são essas pessoas que preparam os equipamentos necessários para o perfeito andamento dos cultos e demais atividades do templo em que atuam.
Também é a equipe que cria e produz material artístico para divulgar cânticos, hinos, leituras bíblicas, palestras e as lives da igreja.
Por fim, e não menos importante, esses jovens têm a missão de discipular os integrantes do ministério, conduzindo-os a uma maior maturidade espiritual, além de se aperfeiçoar continuamente na produção audiovisual promovendo mídias modernas e altamente comunicáveis.
QUAIS OS MELHORES APLICATIVOS PARA USAR NO MINISTÉRIO?
São diversas as ferramentas para auxiliar as equipes multimídias no trabalho com as igrejas. Porém, separamos alguns aplicativos que merecem atenção.
O Canvas e o Spark Post são ótimos para criar as artes dos eventos e palestras da sua igreja multimídia. O Etus e o Mlabs são plataformas de programação de conteúdo, bastante úteis para agendar posts, stories e IGTV, GIFs, vídeos e álbuns nas redes sociais do templo.
O Yellow Duck é um aplicativo para transmitir ao vivo do PC/MAC para o Instagram, permitindo que as lives sejam realizadas com qualidade. O OBS Studio tem sido bastante utilizado e comentado, também com o objetivo de profissionalizar as lives.
Não podemos esquecer de duas ferramentas importantes para projeção: o Luminous e Holyrics, ambos cumprem bem o seu papel. E, claro, também podemos citar o PowerPoint, que funciona perfeitamente, mesmo com uma interface mais simples.
O Inchurch.c é uma boa opção para ajudar na gestão dos ministérios. O
site ou aplicativo pode ser usado para administração financeira, criação de relatórios, organização de membros de forma integrada e segura, além de outras funções.
Vale ressaltar que, no YouTube, você encontra o passo a passo de como usar cada um desses aplicativos.
CRIANDO O MINISTÉRIO MULTIMÍDIA NA SUA IGREJA
O primeiro passo é entender que o ministério multimídia é fundamental para assegurar clareza e objetividade de entendimento nas comunicações com o público interno e externo da sua igreja.
Identificar as pessoas certas é o segundo passo. Ou seja, voluntários que desejem sonhar junto fazem toda diferença na criação de um ministério multimídia. Além disso, querer aprender sobre comunicação, tecnologia e técnicas de som e vídeo também são pré-requisitos.
Determinar público-alvo, ferramentas, linguagem e tudo o que for relevante para transmitir a palavra da igreja na sua comunidade é importante. No projeto, deve ter descrito como você e a equipe pretendem fazer isso.
Recursos, equipamentos e compromisso para que as pessoas desenvolvam o trabalho são imprescindíveis. Busque parcerias, converse com outros membros de igrejas ao redor e pesquise na internet tudo sobre equipe multimídia.
APRESENTE O PROJETO AO LÍDER DA SUA IGREJA
Depois do projeto pronto, você deve apresentá-lo ao líder da sua igreja. Muitos templos não possuem equipe multimídia por desconhecerem do que se trata. Por isso, estude e conheça profundamente a missão e os valores de um ministério antes de criar o seu.
Afinal, quem gostaria de investir seu tempo em alguém que não conhece nada sobre o assunto? Praticamente ninguém.
Passar credibilidade aos líderes da igreja, com competência para decidir em quais equipamentos e pessoas investir, é o passaporte para consolidar o projeto.
Algumas dicas poderão auxiliar você nesse momento: organize sua área de trabalho, invista em pessoas e em treinamento, envolva a sua comunidade em todos os processos, cuide bem dos equipamentos e evite gambiarras.
CONHEÇA ALGUNS CURSOS PARA O MINISTÉRIO MULTIMÍDIA
Para auxiliar nesse processo, separamos alguns cursos que podem ajudar você a desempenhar essa missão.
O Obs Studio Básico ensina em 70 min como transmitir ao vivo com qualidade usando o OBS Studio, um software gratuito.
Depois, outro treinamento muito interessante é o curso completo sobre ProPresenter 6, um aplicativo de apresentação e produção de plataforma cruzada.
Ademais, neste link da Igreja Multimídia, você pode entrar na lista de espera de um dos mais procurados cursos de transmissão ao vivo.
Para aprender como resolver os problemas de som da sua igreja, bem como se tornar um técnico de som que sabe utilizar da melhor forma o equipamento que a igreja já tem, esse curso da CADB (Convençao da Assembléia de Deus no Brasil) é super indicado.
Organize-se para fazer o máximo de treinamentos que conseguir. Lembre-se de que o conhecimento é uma ferramenta poderosa para se tornar um líder do Ministério Multimídia e, claro, motivar todos os outros a divulgarem a palavra de Deus na comunidade em que vivem.
Curso Som para Igrejas
http://portalcadb.com/som-para-igrejas/
Artigo: https://blog.mundodamusica.com.br/ministerio-multimidia/
Estratégias de mídias sociais para igrejas
Já é fato notório que as redes sociais passaram a fazer parte da realidade das pessoas em todos os lugares do planeta. Provavelmente você já tenha ouvido falar da maioria delas, como o Facebook (hehe), YouTube, Twitter, LinkedIn, Google+, Snapchat, Instagram, Pinterest, e tantas outras!
Agora, você sabia que…
-
76 milhões de usuários do Facebook são brasileiros?
-
De cada 2 usuários em toda a internet do mundo, 1 visitou o YouTube?
-
140 milhões de tweets são enviados a cada dia?
-
5 milhões de imagens são postadas no Instagram por dia?
-
As pessoas gastam, em média, 15min do seu dia no YouTube?
(fonte: Social Media Facts)
Aí você pode me dizer: “nossa é mesmo, minha irmã! Isso é o mal do século!”. Aí eu te digo: NÃO! Não é não, meu querido! É aqui que está nossa seara, prontinha pra ser colhida, só esperando a gente chegar e fazer a diferença!
Então, como decidir se é o momento certo de saltar pra fora do barco ou sair da nossa “caixinha gospel” e atingir outros campos? É o que pretendemos alcançar e te ajudar nesse post!
Mídias Sociais x Redes Sociais
Antes de qualquer coisa, é importante deixar claro alguns conceitos:
-
Redes Sociais: são redes de relacionamento, não necessariamente online, onde um grupo de pessoas compartilham valores e/ou objetivos comuns. Pode ser sua igreja, um grupo pequeno, sua sala de aula e também a internet;
-
Mídias Sociais: mídia vem do latim “meio”. Então, “Mídia social” é um meio por onde uma determinada Rede Social se comunica, ou seja, são plataformas que possibilitam a interação destes determinados grupos de pessoas através de compartilhamentos;
Com isso em mente, prosseguiremos para alguns passos importantes a serem considerados.
Passos para uma estratégia de mídia social bem sucedida
A primeira e mais importante pergunta que você deve fazer antes de decidir entrar (ou não) nas mídias sociais é:
as pessoas que minha igreja está tentando alcançar e as pessoas que atualmente a frequentam usam, em sua maioria, as mídias sociais?
Se mais de 50% usam, sua resposta é sim! Portanto…
1. Qual mídia usar?
Seja seletivo! Não tente abraçar o mundo, porque nem você, nem sua equipe e nem mesmo seus seguidores darão conta. Como já dito acima, existem centenas de redes de “social media” espalhadas por aí. Para começar, selecione apenas 2 ou 3 que mais façam sentido pro seu público alvo. Evite também criar milhares de grupo ou páginas temáticas de ministérios da igreja, isso vai confundir seu público e espalhar sua audiência;
2. Tenha tempo!
Não adianta se cadastrar, convidar todo mundo, fazer post de boas vindas e nunca mais aparecer por lá. Acredite ou não, você deverá dedicar um bom tempo em atualizações para que suas redes tenham sucesso.
Tenha certeza de que você poderá postar e interagir diariamente. Para começar, tente separar pelo menos 30 minutos por dia para isso;
3. Tenha um plano!
Decida o quê e como você quer alcançar antes de começar. Faça a constante pergunta: Qual o meu objetivo principal?
-
Deixar os membros da sua igreja melhor informados das suas atividades?
-
Alcançar sua cidade?
-
Compartilhar as palavras do seu pastor?
-
Postar frases de encorajamento?
-
Etc…
Trace um plano com pelo menos 3 objetivos. Crie uma estratégia, temáticas que deseja abordar e uma agenda de publicações. Um plano detalhado num calendário pode te ajudar bastante no processo (leia mais aqui).
Não crie sua conta e saia postando coisas aleatórias sem planejar quando tiver um tempinho apenas! Não seja instável!
4. Monólogo VS. Diálogo
Agora é hora de decidir o que você irá postar. Não use as mídias sociais como um “megafone” onde você somente anuncia o que quer, mas nunca dá voz ao seu ouvinte. Encontre o equilíbrio entre divulgar sua agenda e interagir com sua comunidade. Trate as pessoas como se você estivesse falando com elas pessoalmente! Crie relacionamentos, não expectadores!
Alguns exemplos que ajudam no engajamento:
– Postou sobre um evento na igreja? Coloque uma pergunta no final e convide os usuários a interagir;
– Alcance mais pessoas através de compartilhamentos – frases reflexivas sempre funcionam muito bem;
– Poste vídeos da pregação do último domingo ou faça uma breve gravação, de no máximo 5 minutos, com uma palavra semanal do seu pastor ou de algum líder específico (já viu nosso Guia de Vídeos?);
– Faça uma cobertura “live blogging” dos grandes eventos de sua igreja (mas isso é um assunto bem complexo para uma próxima postagem!)
Conclusão
Leva tempo. Sim, vai demorar um pouquinho para você começar a ter diálogos, a aparecer nos “newsfeed” das pessoas e a ter interações mais frequentes. Mas não desista! Trace seus planos e objetivos e seja consistente, assim você poderá ver seus frutos começarem a aparecer. Consistência é a chave!
Artigo: http://conversaodigital.com/sua-igreja-midias-sociais/